Entrevistada: Sumaya Aissami


 A entrevistada dessa semana é a linda Sumaya Aissami! 
Ela é graduada em Administração, fez dois cursos fora do país, vive movida por suas paixões - moda e cozinha vegana; e compartilhou um pouco da vida dela com a gente! 


 O blog consiste em debater sobre o empoderamento feminino e o papel da mulher na sociedade. A força da mulher, papel de liderança no campo profissional. Qual a seu posicionamento a respeito do assunto? Vc acredita em sexismo?  
  
Eu acho incrível quando uma mulher sabe a força que tem e usufrui disso, ela vai muito longe. Acho que realmente cada um tem um papel nesse plano mas isso não diminui ser mulher ou homem. São funções diferentes que se complementam. Acho que cada uma tem que buscar a sua verdade e a sua auto-realização, se você acha que não nasceu para casar e ter filhos não tem nenhum problema nisso, da mesma forma que admiro mulheres que abrem mão de tudo para cuidar da família. Na minha opinião o importante é sempre buscar o que te faz feliz de verdade e não para agradar o meio em que você vive ou para atender expectativas dos outros e ser aceita. 

 Vc começou sua vida profissional com a sua marca de roupas - que leva o seu nome - que foi um sucesso desde o início. Como surgiu essa ideia?

Eu sempre quis fazer moda, mas quando entrei na faculdade ainda não existia o curso. Quando me formei em comunicação convidei uma amiga da faculdade, eu diria que para uma grande "aventura", nós mesmas costurávamos todas as peças que eram vendidas em um evento na casa dela a cada coleção. Foi surpreendente o resultado e uma experiência muito construtiva. Com o passar do tempo eu resolvi seguir sozinha e trabalhei durante um ano com assessoria de marketing para uma loja, foi durante esse período que decidi montar a minha própria marca e fui fazer uma especialização na área de Fashion Designer em milão, no Instituto Marangoni,  o que me deu a segurança que precisava para iniciar essa jornada.  

Depois de abrir sua própria marca, vc se voltou, naturalmente, para a alimentação vegana. Como foi essa transição?

Eu busco uma vida mais saudável a 8 anos, e hoje vejo que a minha forma de ver “dieta” e cuidar do corpo foi evoluindo. Prezo pela real saúde hoje, temos tudo que precisamos na natureza, abri mão de dietas loucas sem nenhum valor nutricional. A transição para me tornar vegana surgiu de vários fatores: eu gosto muito de ler sobre tudo e perante algumas informações eu não consegui mais ingerir carne vermelha e branca, documentários sobre abatimento também me transformaram bastante. Outro fator que encaminhou para essa escolha foram alergias alimentares que colaboraram muito para retirada de ovo leite e derivados. Eu faço o consumo de peixe eventualmente.


Vc fez um curso em NYC, e agora se voltou para o choosenatural. Qual o conceito e a intenção do choosenatural?

Fiz um curso de Culinary Nutrition que tem uma base de nutrição para ser aplicada na área da gastronomia.  A intenção do choosenatural é compartilhar informações que possam auxiliar as outras pessoas a serem melhores para elas mesmas, dicas de como ter vida social e fazer escolher inteligentes fora de casa, receitas, produtos do bem, tudo que estimule e ajude a cada um se desenvolver para o melhor. Muita gente quer começar e não sabe por onde, espero de alguma forma poder fazer a diferença. Também vou trabalhar com consultorias, personal cooking, cursos e congelados e o instagram envolve tudo isso.





Eu admiro demais pessoas como vc, que conseguem ter uma alimentação extremamente saudável e natural, até pq eu acredito que o que comemos reflete diretamente no nosso emocional, e até no nosso humor. Vc também acredita nisso? Quais os benefícios vc consegue enumerar...

Obrigada. Com certeza reflete, sabe aquela coisa que todo mundo tem quando sai de um almoço com amigos, casamentos, celebrações que envolvem comida de parecer que vai explodir? Que quer começar uma dieta urgente? Isso gera ansiedade, mau humor, mal estar, para mim essa é a pior sensação. Quando você come com equilíbrio e até os suas fugidas são escolhas corretas vocês não têm essa sensação física e psicológica. Quanto aos outros benefícios, nunca fico gripada, não tenho mais dor de cabeça e o meu corpo funciona de forma muito natural. 
  
Você parece seguir suas paixões com muita facilidade e sem resistência. Vc acredita em Deus? Espiritualidade? Qual a sua religião?
  
Acredito em Deus mas não tenho religião, busco desenvolver a minha espiritualidade sempre, penso que é uma busca diária. Todos os dias leio textos e coisas que impulsionam, provocam uma auto análise e acho que isso contribui muito. Busco auto-conhecimento e auto-confiança para poder ser o melhor de mim mesma. 
 
 Quais mulheres te inspiram e porquê?

Todas as mulheres que eu tenho contato me inspiram de alguma forma e me ensinam todos os dias. Cada uma com sua história, suas vitórias, seus problemas, tpm, filhos, casa, trabalho, é incrível ver como cada uma consegue lidar com tantas coisas ao mesmo tempo e como somos muito mais capazes do que imaginamos. 
Na sua opinião, no que consiste a beleza e o poder feminino? Vc se considera uma escrava da beleza?

Na naturalidade, na simplicidade, na auto-confiança e principalmente no interior. Pode ser clichê mas para mim é a mais pura verdade, refletimos o que sentimos e emanamos. Não me considero escrava, mas sou vaidosa tento sempre melhorar o que posso dentro do que está ao meu alcance.   
Como vc se vê daqui 10 anos? O que vc mais almeja?

Vivendo uma vida simples, eu não tenho grandes ambiçōes profissionais. Quero construir uma família, criar meus filhos em contato com a natureza e de forma saudável, ter uma horta sustentável em casa e trabalhar com o que amo sem ser escrava disso. Espero que mais evoluída em todos os sentidos e ajudando as pessoas com o meu trabalho. 

Qual o conselho você daria para mulheres que desejam mudar de vida, e que precisam de uma motivação extra pra dar esse salto de mudança? Tanto profissionalmente quanto na busca de um estilo mais saudável de vida! 

É só começar, não precisa ser segunda-feira para mudar os hábitos, esperar o verão chegar ou deixar passar os eventos que já estão programados para dar início ao projeto.  Um dia de cada vez, é uma mudança constante. Acho que a maioria desiste porque quando "perde o foco" não sabe retomar e perder o foco as vezes é natural, aceita que você precisava viver aquele momento e recomeça da melhor forma possível. Nunca deixar suas intuições e projetos de lado, ter coragem sempre para dar o primeiro passo e as coisas vão fluindo. Ser persistente e determinada nas suas escolhas e o principal pra mim fazer por você mesma, aprender a se amar e a se cuidar. 


OBRIGADA por compartilhar um pouco da sua história e luz com o nosso blog! Vc é inspiradora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário