O "darma"e o "karma" na nossa jornada espiritual





A Cabala ensina que absolutamente tudo o que fazemos, retorna para nós de alguma maneira. Pode demorar anos (e até vidas) mas o retorno sempre chega. (O PODER DA CABALA, livro maravilhoso!!). - Para quem não sabe, a cabala não é uma religião, ela é uma sabedoria antiga, que contém inúmeros ensinamentos fantásticos para agregarmos na nossa vida -. 

Para uma pessoa observadora, não é difícil compreender que isso de fato é muito verdade. Quando entendemos que todos somos um, e o que fazemos ao outro estamos fazendo para nós mesmos, nos tornamos mais conscientes de todas nossas ações, palavras e atitudes para com o outro. Sim, tudo vai retornar para nós de alguma forma, já vi isso inúmeras vezes na minha vida e na dos outros. 

O carma é algo muito mal visto pela sociedade, visto que carrega um peso muito negativo, como se fosse uma vingança. Aos olhos do amor, do Criador, Fonte, Deus e Universo isso não existe, é tudo apenas energia. O fato é que, ao longo da nossa jornada vivida, fizemos coisas que, a nosso nivel de consciência a época, fazíamos o melhor que podíamos, e isso pode ter gerado algo ruim para outras pessoas, e nossa alma deseja corrigir e reparar algumas dessas desarmonias passadas. Isso explica tantas injustiças aparentes, mas que pela visão maior, é apenas uma maneira de aprendermos e evoluirmos.

Mas o foco desse artigo é sobre o darma, que seria o nosso débito, vamos dizer assim, perante nossa vida e toda a sabedoria infinita do universo. Eu entendo que nosso darma é construído diariamente, com todo o bem e amor que emanamos na nossa vida. Quando realizamos gestos de bondade, quando trazemos luz e amor para a vida do outro (que na verdade somos nós mesmos), principalmente nas situações em que agiríamos com raiva ou ódio e negatividade, isso ameniza alguns desafios que escolhemos, a nível de alma, enfrentar. Vou exemplificar. Tivemos atitudes "ruins" com um irmão em alguma vida passada, e pelo nosso livre arbítrio decidimos que esta pessoa nessa vida atual ficaria muito doente e abdicaríamos de tudo para cuidar dessa enfermidade dele, como forma de neutralizar o mal causado. Acredito que a própria vida, em sua sabedoria infinita, se encarrega de trazer oportunidades para plantarmos o bem para este mesmo irmão, como forma de retirar ou amenizar esse desafio escolhido. Basta estarmos abertos para enxergar cada oportunidade amorosa do universo.

A todo momento podemos escolher como agir com o outro, com o próximo, vizinho, chefe, amigo e a cada pequeno gesto estamos escolhendo e moldando nosso futuro. MESMO. Isso é muito verdade e ter essa noção muda muito nossa vida positivamente. As vezes achamos que estamos sozinhos, ou que ninguém olha por nós e não vê nossa bondade, nosso amor e o bem que fazemos. Pois tudo é visto, cada pequena ação benéfica é registrada no livro da vida e TUDO volta para nós multiplicado. Isso é lei, é a sabedoria universal. Pode demorar, mas vêm e volta com muito mais força para nós, em diversas formas maravilhosas, com presentes do Criador, com surpresas e bençãos. 

É muito bom viver sabendo que tudo está sempre certo, e que plantando o bem estamos modificando e moldando nossa realidade futura de formas fantásticas e benéficas para nossa alma. Ter consciência dos nossos atos e vigiarmos nossos ímpetos negativos transforma nossa realidade. Estamos aqui para evoluir, "limpar" nossos carmas, ao passo que estamos a todo instante removendo essas energias que carregamos e transformando nossa vida, e como consequência o mundo em um lugar melhor e com uma vibração mais elevada.

Sou a favor de esquecer carma, passado, e apenas viver com a tranquilidade de fazer sempre o melhor, de plantar o bem, a positividade e o amor, na certeza de que o que espera á nossa frente na jornada da vida não será nada menos do que isso. E, mais ainda, ter a CERTEZA que cada pedra ou obstáculo aparente no nosso caminho são apenas oportunidades de crescimento e aprimoramento. SEMPRE. Seja grata por eles. Bom dia!


2 comentários: