Não tente controlar o incontrolável







É muito comum a todos nós, seres humanos, termos a tendência em nos colocarmos como vítimas de diversas situações, ao invés de enxergarmos o que deveríamos modificar em nós mesmos. É uma prática que requer muita disciplina, e ainda sim é muito desafiador em muitas das vezes. Mas eu acredito que absolutamente tudo que nos incomoda, ou não sai de acordo com o que esperávamos, é uma oportunidade de evolução e de cura que a nossa própria alma está buscando.

Eu vejo o 'outro' ou as situações externas como instrumentos divinos. Tudo o que acontece está nos ensinando algo ou nós mesmos criamos com nossos pensamentos, ou seja, se nós criamos nós podemos modificar e alterar o resultado da mesma forma. Por esse raciocínio, é possível aprender a focar sempre a energia em nós mesmos. É humanamente impossível controlar qualquer fator externo. Tudo muda, e sempre estará em constante mudança, porque o universo nunca está estático. Dessa forma, gastar energia tentando modificar algo que não está no nosso controle é inútil e desnecessário. Muito pelo contrário, só gera sofrimento, dor de cabeça e angústias.

A melhor forma de evoluirmos e tentar mudar o mundo, é focando no nosso trabalho interno. Essa frase é muito clichê, mas é muito verdadeira. Como nós fazemos parte de uma grande energia, quando conseguimos trazer luz em situações que poderíamos ser reativos, estamos gerando mais luz no mundo. A Kabbalah ensina isso. Acho que a maior dificuldade do ser humano é não agir quando está nervoso, com raiva, é segurar o ímpeto de falar, magoar ou tomar qualquer atitude equivocada e esperar. Esperar que o momento de stress passe, para então, racionalmente, analisar qual seria a melhor solução para o caso. Quando conseguimos fazer isso, estamos gerando luz para a situação, e consequentemente para nós. 

Nós nunca seremos capazes de mudar o outro, ou fazer com que o outro aja como desejamos. O outro só vai mudar por si mesmo, quando ele quiser isso, quando a alma dele estiver pronta, nem antes nem depois. Entender essa sabedoria nos permite buscar a nossa mudança pessoal. Acredito sim que quando cuidamos da nossa evolução interna, muita coisa externa pode ser alterada por si só, mas nunca há garantias. Devemos buscar a mudança por nós mesmos sem expectativas de determinados resultados.

Por fim, se algo está te incomodando ou não gerou resultados como planejava, analise de forma sincera e tome consciência do que cabe a você mudar, o que está ao seu alcance. Sempre há uma lição por trás dos ditos "desafios"e problemas. É válido enxergá-los como obstáculos passageiros necessários para a sua evolução e aprimoramento aqui no plano físico. Ao invés de gastar sua energia vital para tentar controlar algo ou alguém; respire, tome posse de si e enxergue por outras perspectivas. Vale a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário