A mulher multifacetada





A mulher mudou. Antigamente, éramos criadas para escolher bons maridos e estar fadadas a passar o resto de nossas vidas cuidando dos filhos e da casa. Atualmente, vivemos em uma época em que cuidar das crianças e do maridão é apenas uma pequena parte da rotina de uma mulher multifacetada. A mulher ganhou seu espaço no mercado de trabalho - menor, se comparado ao do homem - porém, que considero de grande valia.

Ao frequentar Câmaras Julgadoras de diversas espécies do Judiciário, se analisarmos o poder da força da mulher como chefes de Estado, espalhado pelos países do mundo, se pesquisarmos cargos de CEO e chefia em multinacionais, bem como mulheres que sozinhas abrem as suas empresas e tocam os seus negócios, chegaremos à conclusão de que a mulher possui sim plena capacidade de governança e de liderança. Sou daquelas que acredita que a mulher tem condições mais que suficientes de se dedicar à família e, ao mesmo tempo, cuidar de uma carreira profissional promissora e de grande sucesso. 

Para não citar mulheres famosas e distantes da nossa realidade, prefiro exemplificar com um exemplo pessoal. Uma das minhas grandes amigas é mãe de três filhos, advogada em tempo integral, frequenta academia diariamente, tem um corpo escultural de fazer muita mulher desocupada babar; e se dedica ao seu marido e filhos de uma forma excepcional e admirável. Sim, ela também não abre mão de se divertir com as amigas sempre que tem vontade. Não esquecendo, planeja o quarto filho. 

Vejo que, nesse cenário, muitas mulheres ainda pensam que é preciso sacrificar uma dessas áreas para dar conta da outra. Mulheres brilhantes que desistem de ser mães por causa da rotina no trabalho, mães com talentos esquecidos e negligenciados por acreditarem que precisam estar com a vida disponível integralmente para os filhos. Somos multifacetadas e damos conta do recado, seja do trabalho estressante, seja de passar um tempo de qualidade ao lado da família, seja no shopping, seja cuidando de nós mesmas!

Longe de querer pregar que a vida é pra ser extremamente fácil, porque sabemos que não é. É uma luta diária conseguir organizar todas essas tarefas em uma vida cada vez mais corrida, em um tempo cada vez mais curto, em um país cada vez mais em crise. De toda forma, não foi fácil, para nós, mulheres, alcançar tudo o que já conseguimos alcançar hoje, e precisamos aproveitar esses novos tempos que nos permitem ser tudo o que um dia sonhamos ser. Somos especiais e multifacetadas, e podemos sim abraçar as inúmeras oportunidades que a vida nos apresenta, sonhar grande, ambicionar, de modo que a realização, a felicidade e o amor sejam uma constante em todas as áreas da nossa vida. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário